Patologia | Obesidade
Obesidade: uma epidemia mundial
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 10362 vezes.

Há algum tempo, a obesidade era um estado nutricional muito mais freqüente nas classes mais ricas da sociedade mundial. Atualmente, vem sendo um transtorno cada vez mais preocupante e incidente também nas classes mais pobres. Essa obesidade vem acompanhada de uma desnutrição protéica e deficiência de vitaminas e minerais, também chamada de “fome oculta”.

Uma alimentação rica em carboidratos (farinhas, pão, massa) e pobre em fontes de proteína (carnes, ovos, leites e derivados) caracteriza a dieta das famílias menos favorecidas da população, já que os primeiros são alimentos com o custo muito mais acessível que o último.

O que leva a um quadro de obesidade é a grande oferta de alimentos que temos hoje. Nos primórdios, o homem desgastava-se muito para encontrar comida, caçando ou pescando. Agora, ela está a nossa disposição em qualquer lugar e a qualquer hora, nos proporcionando uma superalimentação que é, muitas vezes, confundida com uma boa nutrição. Juntando esses fatos ao sedentarismo ou pouca atividade física, temos a obesidade.

A obesidade está presente em praticamente todos os fatores de risco de doenças não transmissíveis comuns no mundo ocidental, como câncer, doenças do coração, hipertensão e diabetes.

A pessoa que se apresenta obesa é aquela que atinge um IMC (índice de massa corporal) superior a 30 Kg/m² e é obesa mórbida (com muitas doenças associadas e risco muito aumentados de a obesidade levar à morte) quando esse índice atingir 40 Kg/m². Para calcular seu IMC utilize o link “Calcule seu IMC” no menu ao lado.

As doenças associadas à obesidade (comorbidades) são:
- Doenças do coração (infarto, derrames);
- Hipertensão (pressão alta);
- Colesterol e triglicerídios elevados;
- Diabetes;
- Síndrome metabólica (quando aparecem várias destas doenças ao mesmo tempo em um único indivíduo).

» Esclarecimentos sobre a Cirurgia bariátrica (Redução de estômago)
» Orientações nutricionais no tratamento da obesidade


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia