Download | Monografia
Avaliação do consumo alimentar de praticantes de musculação em uma academia de Santa Maria – RS
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 14374 vezes.

Trabalho Final de Graduação apresentado por Lucas Pires da Rocha Damilano ao Curso de Nutrição – Área de Ciências da Saúde, do Centro Universitário Franciscano, como requisito parcial para obtenção do grau de Nutricionista – Bacharel em Nutrição.
Orientador: Thiago Durand Mussoi

RESUMO
A musculação é hoje em dia um dos meios de prevenir doenças crônico-degenerativas e manter uma vida ativa. Exercícios de resistência ajudam a modificar favoravelmente a composição corporal e proporcionar o aumento da massa muscular com o aporte ideal de proteínas.

Objetivou-se neste trabalho verificar o consumo dos macro e micronutrientes de praticantes de academia de Santa Maria-RS. Trata-se de um estudo exploratório transversal dentro da linha de pesquisa de nutrição esportiva com praticantes de academia entre 18 e 25 anos. Para verificar a ingestão de macro e micronutrientes foi usado o recordatório alimentar 24 horas e após foi usado o programa DietWin Profissional versão 2.0 para o cálculo das calorias ingeridas e dos macro e micronutrientes consumidos. Para determinação da necessidade energética foi utilizada a fórmula da FAO/OMS/85 com o peso atual do participante.

Dentre os indivíduos avaliados 55% da amostra com sobrepeso e 45% com eutrofia. Quanto a ingestão calórica 90% dos indivíduos avaliados estavam com a ingestão inadequada e apenas 10% estava ingerindo a quantidade recomendada de calorias. Em relação à ingestão de proteínas 60% da amostra estava ingerindo acima do recomendado pela literatura e 40% estava com a ingestão ideal. Os praticantes que estavam com ingestão incorreta de macro e micronutrientes poderão ter seu desempenho na academia prejudicado e não conseguiram o resultado esperado que seria a hipertrofia muscular.

Palavras-chave: Consumo alimentar, Musculação, Academia.

Fazer download do arquivo (83 KB)

» Leptina: mecanismos de ação na obesidade
» Relação entre medicamentos e ganho de peso em indivíduos portadores...
» Influência dos fatores ambientais na obesidade infantil
» Atividade antimicrobiana de desinfetantes utilizados na sanitização...
» Efeito Hipocolesterolêmico da Aveia em Idosos Institucionalizados e...


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia