Dica | Vitaminas
A grande importância da Vitamina D em nossa saúde
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 288 vezes.


Apesar de chamarmos de vitamina, na verdade, a vitamina D é um hormônio, pelo fato de ela ser sintetizada pelo nosso organismo.

A vitamina D influencia 10% de todos os nossos genes e sua deficiência está vinculada a 300 doenças diferentes (diabetes tipo 1, Alzheimer, Parkinson, osteopenia, osteoporose, osteomalácia, obesidade, praticamente todos os cânceres, insônia, depressão, enxaqueca, esquizofrenia, autismo, doenças cardíacas, hipertensão, infarto, arteriosclerose, envelhecimento cutâneo, infecções, inflamações, acne, fibroses, pancreatites, doenças autoimunes como esclerose múltipla, psoríase, asma, dores musculares, problemas dentários e de audição, pré-eclâmpsia na gestação, doença de Crohn, entre outras tantas.

Um estudo importantíssimo realizado em 2010 mostra que a insuficiência de vitamina D aumenta em 42% as chances de o indivíduo desenvolver doenças degenerativas neurológicas, como Parkinson, Alzheimer, demência). O mesmo estudo mostra que a deficiência aumenta em 300% o risco de desenvolver esses mesmos transtornos.
Outro trabalho realizado no Canadá, comprova que baixos níveis de vitamina D no organismo aumenta consideravelmente as chances de depressão.

Fontes importantes e indicação de ingestão diária de Vitamina D

- Sol – 10 minutos sintetiza 7.000 UI (unidades internacionais)
- Óleo de fígado de bacalhau – 1 colher de sopa contém 1360 UI
- Cogumelo Shiitake – 50g oferece 800 UI
- Peixes: salmão, cavala, sardinha, atum – 100g oferecem cerca de 150 a 500 UI
- Fígado
- Ovos – 1 unidade contém 20 UI
- Queijos

Segundo a Associação Americana de Endocrinologia, os índices sanguíneos de 30 ng/ml de vitamina D estão obsoletos. Níveis ótimos, seriam valores laboratoriais de 50 a 70 ng/ml.

Índices laboratoriais (exames) Doses para suplementação
Acima de 50 ng/ml - Não é necessário
40– 50 ng/ml 2.000 - UI por dia
30– 40 ng/ml 3.000 - UI por dia
20– 30 ng/ml 4.000 - UI por dia
10 – 20 ng/ml 5.000 - UI por dia
Abaixo de 10 ng/ml 10.000 - UI por dia

Artigo baseado na palestra - aula do Dr. Uronal Zancan

» Alimentos ricos em Vitamina K
» Classificação das Vitaminas
» O que são vitaminas?


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