Download | Artigo
Estudo comparativo do estado nutricional de crianças em idade escolar matriculadas em escola pública e privada do município de Santa Maria – RS
Por Francine Prass Hatem. Visualizada 10143 vezes.

Por MOREIRA, Thaís Rodrigues; PRASS, Francine Sarturi; BLASI, Tereza Cristina

Resumo

O crescimento infantil não se restringe ao aumento do peso e da altura, mas caracteriza-se por um processo complexo que envolve a dimensão corporal e a quantidade de células. O período escolar é chamado de momento de latência do crescimento. Desacelera-se a taxa de crescimento, e as mudanças físicas ocorrem gradativamente. No entanto, estão sendo armazenados recursos para o crescimento rápido logo adiante, na adolescência.

Objetivou-se comparar o estado nutricional de crianças em idade escolar que freqüentavam escola pública e privada no município de Santa Maria – RS. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas, sendo uma privada e outra pública, tendo como público alvo crianças da 1 a 5 série do ensino funsamental. A amostra foi composta por 107 crianças da escola publica e 107 crianças d escola privada, com idades que variavam entre 6 a 14 anos.

A avaliação antropométrica foi realizada por meio da aferição de peso, altura, sexo, idade. Para a análise dos resultados foi utilizada a Tabela dos Percentis de IMC (kg/m2) de Crianças e Adolescentes. Os resultados obtidos na escola pública foram: 4 crianças com percentil <5, 9 crianças com percentil 5-15, 51 crianças com percentil 15-85, 10 crianças com percentil 85-95 e 14 crianças com percentil >95. E a escola privada apresentou os seguintes resultados: 12 crianças com percentil <5, 13 crianças com percentil 5-15, 73crianças com percentil 15-85, 11 crianças com percentil 85-95, 18 crianças com percentil >95.

Por meio dos resultados obtidos observamos que o estado nutricional das crianças foi predominantemente de eutróficas. A escola pública apresentou um índice maior de crianças obesas, sendo que na escola privada apresentou um índice maior de crianças desnutridas. A alimentação adequada nesse grupo etário é de extrema importância para o estirão da puberdade e solidificação dos hábitos alimentares corretos.

Palavras-chave: escolar – estado nutricional – avaliação antropométrica

Fazer download do arquivo (29 KB)

» Prática Alimentar no manejo do estresse
» Avaliação química da folha da cenoura visando ao seu aproveitamento...
» Caos Emocional: A Anorexia como Resposta
» Intervenções nutricionais no tratamento e na prevenção da amenorréi...
» Anemia Gestacional: relação com o baixo peso do bebê ao nascer e a ...


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia