Download | Artigo
Caos Emocional: A Anorexia como Resposta
Por Administrador do Sistema. Visualizada 7312 vezes.

AUTORES
Amélia Regina Nhiemetz Borna (a)
Amanda Lamb Nogarollib (b)
Renata da Silva Gayerb (b)

(a) Psicóloga/ professora orientadora de trabalho de conclusão de curso (TCC). Docente da disciplina de psicologia do curso de nutrição das Faculdades Integradas “Espirita”; FIES/UNIBEM. Curitiba, PR.
(b) Estudantes do quarto ano do curso de nutrição diurno, das Faculdades Integradas “Espírita”; FIES/UNIBEM. Curitiba, PR.


RESUMO


Atualmente a sociedade recria o mundo à sua imagem, dando a impressão da existência de um corpo padrão que seria o melhor para as pessoas: o corpo magro. A “imagem magra” se transforma em condição necessária para adquirir outros objetos cheios de atrativos e penetrar mundos desejáveis, como o da moda. Sendo assim, muitas pessoas, principalmente adolescentes e mulheres jovens, frustram-se por não conseguirem responder aos anseios da sociedade de consumo, e passam a apresentar problemas psicológicos, que pode vir a causar transtornos alimentares (TAs), que por sinal vem crescendo assustadoramente.

Podemos dizer que os mesmos são, muitas vezes, reflexos de sistemas emocionais desordenados. Uma das patologias, a Anorexia Nervosa (AN) é a que mais tem crescido. É um tipo de transtorno caracterizado por uma restrição alimentar auto-imposta, com ou sem purgação, que pode levar o indivíduo à morte por inanição.

Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o transtorno alimentar Anorexia Nervosa, buscando compreender suas possíveis causas, incidências, conseqüências orgânicas e emocionais para o portador desta patologia, como também o conhecimento dos tratamentos existentes. A revisão de literatura sobre o tema em questão foi realizada com base em leitura de revistas e artigos científicos, livros e pesquisas em sites. Constatou-se que tal patologia se mostra muito complexa, pois além de envolver questões alimentares “enraizadas” desde a infância, com déficit orgânico ligado a restrição calórica, é também deflagrada por crises emocionais, com fragilidades psíquicas e sociais, ou seja, insere o indivíduo em uma vertente biopsicossocial, o que fará consequentemente com que apresente um sistema emocional desordenado.

Fazer download do arquivo (75 KB)

» Estudo comparativo do estado nutricional de crianças em idade escol...
» Avaliação química da folha da cenoura visando ao seu aproveitamento...
» Prática Alimentar no manejo do estresse
» Anemia Gestacional: relação com o baixo peso do bebê ao nascer e a ...
» Intervenções nutricionais no tratamento e na prevenção da amenorréi...


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia