Dica | Alimentação
Comendo fora – Como um diabético deve preceder
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 28886 vezes.

Como o Diabetes é tratado com insulina ou comprimidos que colocam o paciente em risco de hipoglicemia, é muito importante comer a intervalos regulares. Ao comer fora de casa, mesmo que seja somente à noite ou durante um feriado prolongado, é necessário refletir sobre a alimentação e planejá-la com antecedência.


• Longe de casa:

Se você, diabético, tiver de comer mais tarde do que de costume, ou seja, fora do seu horário habitual de realizar as refeições principais, talvez seja necessário fazer um lanche na hora da refeição habitual para evitar a hipoglicemia.

Carregue sempre um lanche rico em carboidrato quando estiver fora de casa e tenha algo à mão quando viajar para o caso de a refeição atrasar, ou de estar fazendo mais atividade física do que o normal.

É preciso comer algum tipo de carboidrato antes de qualquer exercício, pois os índices glicêmicos caem.

Se for encontrar amigos para beber, não pule refeições, porque o álcool pode baixar os níveis de glicose no sangue e aumentar o risco de hipoglicemia. E lembre-se, álcool é um verdadeiro veneno para o diabético! Evite-o ao máximo.

Se o diabetes é tratado apenas com dieta ou com dieta e medicação leve, os horários habituais das refeições são essenciais e devem ser cumpridos. Porém, se EVENTUALMENTE tiver um atraso de uma ou duas horas para uma refeição, não deverá afetar o controle do diabetes.


• Quando sair:

Hoje em dia as pessoas comem fora várias vezes por semana, seja uma refeição no trabalho, um sanduíche com os amigos ou um jantar após o cinema. Para um diabético, fazer escolhas ponderadas quando se come fora faz uma grande diferença.

A seguir, algumas dicas para manter o equilíbrio:

- Solicite ÁGUA como bebida;

- Peça NO MÁXIMO DOIS PRATOS, um dos quais deve ser de legumes ou verduras, frutos do mar ou frutas;

- Cuidado com o TAMANHO DAS PORÇÕES, que muitas vezes são maiores ou têm mais carboidrato do que aquelas que você faz em casa;

- EVITE PRATOS FRITOS, empanados, ou com molhos cremosos ou à base de queijo. Peça ao garçom para que os molhos sejam servidos separadamente, para controlar a quantidade a ser consumida;

- Exerça seus direitos de consumidor. Se for necessário, PEÇA MUDANÇAS NO PREPARO dos pratos:

_ prefira peixes grelhados ou cozidos;
_ legumes e alimentos cozidos no vapor ou grelhados em vez de fritos;
_ substitua batatas fritas, passadas na manteiga ou chips por batatas cozidas ou assadas;
_ prefira porções grandes de legumes e saladas;
_ coma OU batatas OU arroz OU massa;
_ evite creme de leite, manteiga ou maionese nos molhos, use molhos de salada sem azeite.

- Busque um equilíbrio saudável e escolha uma boa base de arroz, massas, pão, batatas ou macarrão (de preferência integrais); quantidades pequenas de proteínas (carnes, frango, peixe, ovos, feijão) e muitos legumes e saladas.


• As melhores escolhas de fast-food:

- Você deve evitar esse tipo de refeição ao máximo, mas se for inevitável, opte por versões menos prejudiciais;

- Em lanchonetes: hambúrgueres simples e com queijo sem molho; hambúrgueres de frango na chapa sem maionese; suco de laranja natural e bebidas dietéticas;

- Peixe e batatas: Batatas chips largas tem menos gordura que batatas palito, mas prefira-as cozidas. Retire a casca empanada do peixe frito;

- Sanduíches e pãezinhos: Evite consumi-los com maionese ou manteiga. Recheios adequados são saladas, atum, salmão, rosbife magro ou brie;

- Pizzas: Devem ter cobertura de legumes, presunto, atum ou frutos do mar em vez de calabresa ou queijo extra. Aproveite e coma de entrada uma salada com molho sem gordura;

- Lanches: Frutas frescas ou saladas de frutas; iogurtes ou arroz-doce; barras de cereais light; pãezinhos de frutas.


• Decodificador de cardápio: Use esse guia de descrições de cardápios para distinguir os pratos com baixo teor de gordura dos outros:

- Pratos com BAIXO teor de gordura:

_ Ao vapor;
_Pochés;
_ Grelhados;
_ Grelhados no fogo;
_ Grelhados na brasa;
_ Assados;
_ Cozidos no próprio caldo;
_ Com molho de tomates;
_ Com molho vinagrete;
_ Refogados.

- Pratos com ALTO teor de gordura:

_ Frituras;
_ Empanados;
_ Com maionese;
_ Cremosos;
_ Gratinados;
_ À milanesa;
_ À parmegiana;
_ Com leite de coco ou creme de leite;
_ Passados na manteiga;
_ Com molho branco.


• Veja como fazer o “Bagel com creme de ervas” no capítulo das receitas. É um lanche interessante e saudável para você levar de casa quando tiver de comer fora de casa



Retirado e adaptado do livro: Culinária Saudável – Diabetes (Publifolha).

» Alimentação saudável para os dias de folia (publicado no Jornal
» Dicas de alimentação para gestantes
» AÇÚCAR: gostoso veneno ou doce ilusão?
» Onde podemos encontrar a Gordura Trans?
» Exercício Físico: faça a escolha certa dos alimentos


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia