Dica | Outras
Entendendo o Rótulo dos Alimentos
Por Francine Prass Hatem. Visualizada 9508 vezes.

É importante conhecer a composição dos alimentos que serão consumidos observando o rótulo contido na embalagem.

A informação nutricional do alimento mostra as quantidades de macronutrientes, fibras, entre outros, em gramas por porção do alimento. Vale ressaltar a importância de os pacientes serem estimulados à pesagem dos alimentos que serão consumidos para definição do tamanho da porção, caso a informação contida no produto seja por 100g (ver tabela ao lado).

Como proceder à leitura de rótulos com informação nutricional por porção (na embalagem):

* checar o tamanho da porção que está sendo avaliada na embalagem (nem sempre é o tamanho da porção que será consumida);

* quantidade total de gordura: até 5g/porção de alimento é saudável;

* quantidade total de carboidratos;

* valor calórico.

O que são:

Carboidratos: são nutrientes essenciais que fornecem energia.
Alguns exemplos de alimentos fontes de carboidratos são:
- pães;
- cereais;
- açúcares.

Proteínas: são nutrientes essenciais com funções estruturais (formação de células, tecidos, etc), reguladoras e de defesa, entre outras.
Alguns exemplos de alimentos fontes de proteínas são:
- carnes;
- leite e derivados;
- ovos;
- leguminosas.

Fibra Alimentar: são substâncias presentes em vegetais, que não são digeridas e absorvidas pelo nosso intestino, e que desempenham muitas funções importantes no organismo, como a regulação do intestino. Não produzem energia.

Valor Calórico: ou valor energético representa a quantidade de calorias (Kcal) do alimento. Caloria é uma unidade utilizada para expressar a quantidade de energia produzida pelo alimento no organismo.

Porção: a informação nutricional é expressa por porção do alimento. O valor da porção para cada tipo de alimento deve ser estabelecido pela nova resolução da ANVISA (RDC 359/2003), que define porção como “a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, maiores de 36 meses de idade em cada ocasião de consumo, com a finalidade de promover uma alimentação saudável”.

Gorduras Totais: representa a quantidade total de gorduras (todos os tipos) do alimento.

Gorduras Saturadas: esse tipo de gordura possui características que a tornam prejudicial à saúde, pois seu excesso na alimentação pode elevar o colesterol do sangue. Por isso, deve ser consumida em menor quantidade.
Algumas das principais fontes são os alimentos de origem animal:
- carne;
- leite integral;
- derivados;
- ovos.

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